Desbravadores da senioridade

Wylkson Writer
5 min readMar 26, 2021

--

Em um mundo encantado, onde tudo é belo, organizado, e respeitado, todos se unem em prol de uma expansão de conhecimento e liberdade de expressão… opa, opa.

Calma lá, você tá falando sério mesmo? HaHaHa não pode! Certo, o mundo não gira bem assim, sabemos que o mundo atual é um lugar obscuro, cheio de coisas boas sim, bastante até, mas não é tão cheio de perfeição como um bom livro de conto de fada retrata, estou engando?

Muito bem, assim como muitas histórias, sempre existe uma que dá mais tensão, medo ou simplesmente gera mais dúvidas para sua mente. Contudo, vamos seguir um contexto, afim de buscar entender como você pode agir para começar a ser visto, notado e simplesmente um papel importante no seu mundo, não sei bem se essa será uma história que pode te prender, mas fica o desafio pra você me contar depois, okay?

O grande dia

O grande dia na vida de um desenvolver recém formado, sempre será o seu primeiro dia em seu primeiro emprego exercendo em sua área. O velho frio na barriga que você sente só de pensar: “hmmm… e se ele me pedir para fazer um sistema Real time que controle todo o estoque da companhia, com baixo uso de recursos… blábláblá.”, sem dúvidas um dia rodeado de emoção, descobertas e desafios. Enfim, tudo perda de tempo, pois isso é somente sua ansiedade tentando te sabotar antes mesmo viver aquela situação. Mesmo tendo noção de todos os riscos você simplesmente não teme, e continua seguindo em rumo ao seu novo emprego. Somente após horas de trabalho e integrações de processos, você percebeu que foi somente mais um dia comum em sua vida, até aqui tudo indo bem.

Vamos imaginar agora, que você já possui 2 meses de casa, logo novos desafios irão surgir, você simplesmente começa a se sobrecarregar com a velha desculpa de que não sabe se é capaz, necessita aceitar todas demandas para se destacar, etc. Resumidamente você vai se enterrando aos poucos sem perceber. Tornando-se um alvo fácil para pessoas que não te compreendem e querem simplesmente se aproveitar de você. Difícil situação né? Mas calma, isso tem saída, e vou te guiar nessa caminhada meu jovem padawan.

Um pequeno passo para o projeto mas um grande passo para Senioridade

Existem algumas regras básicas que vocês devem ter em mente antes de qualquer tipo de movimento brusco, pensa comigo, antes de atirar em algo você deve sempre definir o seu alvo, unir características para um tiro perfeito, certo? Então hoje você vai precisar fazer isso. Vamos lá!

Quais são as principais dicas para eu me tornar um sênior?

Regra nº1: Sempre questione tudo.

Você dificilmente será visto no início como uma pessoa que realmente pode agregar para um projeto, sendo assim, você deve se provar para tal feito. Mas antes de qualquer avanço técnico, você precisar ser umª analista, observadorª sobre que tipo e qual problema você está resolvendo, qual motivo de resolver do jeito X, existe algum tipo conflito previsto pra X funcionalidade? Você deve sempre questionar à si próprio e aos seus companheiros de equipe, gerando assim uma visão de que você realmente se importa com o produto final, além de gerar um bom sentimento de responsabilidade para todos os envolvidos.

Regra nº2: Saiba usar o conceito de time corretamente.

Uma boa equipe sabe sempre valorizar cada membro, e principalmente expandir o potencial de cada um. Aprenda a destacar sempre que possível uma responsabilidade, um feito positivo que alguém fez, isso ajuda na aproximação, valorização de profissionais, e principalmente demonstra a todos que a única responsabilidade do time está em avançar como ser humano e conhecimento. Mas você também deve ter coragem em deixar visível aos outros seus erros realizados, porém, claro que somente os erros que por algum motivo influenciam de forma negativa na conclusão do projeto. Entretanto, além de coragem, tenha firmeza e acima de tudo respeito/cuidado para que ninguém seja ferido, okay?

Regra nº3: Todos devem ser escutados.

Você não é o dono da verdade, mesmo que tenha 100% de certeza sobre algo, sempre dê ouvidos à todos que querem colaborar com seu ponto de vista, seja ouvinte para ser escutado, diversifique suas ideias, demonstre sempre real interesse para buscar entendimento sobre o outro ponto de vista. Todos tem um papel fundamental em algo, você precisa deixar isso bem claro com ações.

Regra nº4: Imagine todos como seus clientes.

Algo que sempre apliquei, e vejo como algo muito útil hoje em dia, é imaginar e tratar todos que atuam em prol do mesmo projeto, como meus clientes. Pensa comigo, você sempre está vendendo algo, nesse caso sua imagem, seu conhecimento, etc. Quando se trata de um cliente você sempre possuirá uma mesma forma de tratá-lo e qualidade de entrega dos seus produtos. Tente aplicar isto e veja os resultados.

Regra nº5: Se desafie sempre.

Nunca seja um profissional parado no tempo, com medo de tentar algo novo. Busque sempre está em movimento de ideias, projetos, novas carreiras, enfim, tente ser uma pessoa que não deixa de tentar por está com medo das expectativas. Lembre-se, a vida é um composto de pequenas decisões, e você sempre estará aprendendo com elas, um dia você será a pessoa que fará a grande decisão, só esteja preparado.

Regra nº6: Devolva seu conhecimento ao mundo.

E por último mas não menos importante, seja alguém que devolve ao mundo tudo aquilo que um dia você aprendeu, gere novas mentes, e formas de pensar. Deixe que outras pessoas te conheçam, e principalmente aprenda ensinando-as. Você não tem ideia de quantas formas diferentes são possíveis de se visualizar algo.

Regra nº7: Crie suas próprias regras.

Acho que você já entendeu até aqui, que não existem regras perfeitas para ser um sênior, talvez nem exista realmente alguém 100% sênior, porém você pode sempre se considerar um, mas principalmente aprenda a se moldar como um, e deixe bem claro ao resto do mundo que independente das regras que você siga, estas são suas regras, este é você, e no fim isso é tudo o que importa. Somente suas experiências serão capazes de te moldar e possibilitar novos upgrades. Arrisque-se!

--

--